Performance 5 é um conjunto de cinco táticas recomendadas pela Meta que demonstraram levar a uma melhoria dos resultados dos anúncios na plataforma.
Vejamos quais são essas 5 táticas.
1 – Configurar o API de conversões (CAPI)
De uma forma simplificada, existem duas formas de receber informação do website onde queremos rastrear os eventos: através do browser, que passa a informação para o pixel da Meta e depois para o backend desta plataforma, ou através do servidor onde o website está alojado, que passa a informação para o backend da Meta.
Ao configurarmos o API de conversões, podemos receber informação a partir do servidor do website, e estabelecer uma ligação mais exacta entre os anúncios que fazemos na Meta e os eventos de conversão (como as adições ao carrinho, ou compras).
De acordo com a Meta, a implementação da API de conversões levou a -13% de custo por ação (CPA) nos casos analisados.
2 – Consolidação da conta de anúncios
Essencialmente, a consolidação refere-se a uma estrutura de conta de anúncios simplificada, onde as campanhas e conjuntos de anúncios semelhantes são combinados num só, evitando a sobreposição de públicos e levando a uma redução de custos.
Os conjuntos de anúncios semelhantes que são apresentados ao mesmo tempo poderão competir no mesmo leilão, o que pode resultar em ineficiência e em custos mais elevados.
3 – Definição do público-alvo vasta
Um público-alvo alargado (broad audience) tem uma segmentação completamente aberta e tem como alvo todas as pessoas no Facebook.
Isto significa que não iremos segmentar o público por parâmetros de idade, género ou localização, por interesses, comportamentos ou por públicos semelhantes.
Testar a segmentação com o público aberto é recomendável, uma vez que o algoritmo da Meta está cada vez mais ‘inteligente’, e tornou-se bastante eficaz a perceber quem são os nossos clientes, além de ser ideal para escalar os criativos que estão a ter bom desempenho.
De acordo com a Meta, apresentação de anúncios funciona melhor quando a dimensão do público se encontra entre 1 e 10 milhões de pessoas.
4 – Usar vídeos adequados para dispositivos móveis
As conversões podem ser impulsionadas através da utilização de anúncios de vídeo otimizados para dispositivos móveis. Estes vídeos proporcionam uma experiência mais envolvente ao utilizador, levando a uma maior possibilidade de captar a sua atenção, e a uma redução do custo por ação.
Os anúncios que utilizam uma proporção de imagem vertical (proporção de imagem de 4:5 para o posicionamento do Feed ou de 9:16 para as histórias e Reels) criam uma experiência imersiva ao ocupar mais espaço nos ecrãs dos dispositivos móveis.
Além disso, os vídeos devem ter uma duração de 15 segundos ou menos, sendo elegíveis para mais posicionamentos, como nas histórias e no Reels.
5 – Teste de anúncios
Por último, a Meta recomenda a realização de testes A/B para determinar quais as estratégias que apresentam o melhor desempenho.
Os testes A/B permitem comparar e otimizar o conteúdo criativo, o público-alvo e a estrutura de anúncios e devem ser mantidos ativos pelo menos duas semanas.
O teste deve ser baseado numa hipótese relacionada com o objetivo comercial e cada um dos testes deve ter uma única variável a ser testada individualmente.
Esperamos que este artigo tenha fornecido insights valiosos para enriquecer a sua estratégia de marketing nesta plataforma da Meta.
Gostaria de acrescentar a sua perspetiva sobre este assunto? Deixe um comentário!
Míriam Duarte
Digital Strategist